domingo, 22 de maio de 2016

Prefeitura e Governo promovem os destinos São Luís, Alcântara e Barreirinhas em RoadShow


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o governo do Estado, intermediado pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado (Sectur), participou de RoadShow na região sudeste, um evento organizado pela operadora de turismo MGM.

O objetivo do evento, realizado no período de 16 a 18 de maio, foi capacitar operadores e/ou agentes de viagens a comercializar o roteiro integrado São Luís, Alcântara e Barreirinhas, estimular e estabelecer parcerias e gerar negócios entre os participantes. Os roadshows são realizados em forma de circuito, em cada dia o evento se desloca para uma cidade próxima percorrendo no mínimo três cidades diferentes.

A ação aconteceu nas cidades de Nova Iguaçu e Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e Juiz de Fora, em Minas Gerais. Cerca de 250 agentes de viagens foram alcançados e se apaixonaram pelo Maranhão. " A equipe da Setur foi bastante procurada pelos agentes durante o evento. O prefeito Edivaldo apoia e incentiva a promoção do nosso destino, porque juntos entendemos que ações como essa aumenta o fluxo de turistas que vem à nossa capital, ao nosso Maranhão", disse a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

Windson Quintino, que já conhece São Luís, pretende retornar. "Achei São Luís um lugar fantástico, a culinária, então, sem igual! Digo que foi uma das melhores gastronomias que já experimentei. A cultura tem uma diversidade muito grande. Eu confesso que esperava bem menos do que eu tive. Fiquei três noites em São Luís e segui para os Lençóis Maranhenses. E esse não tem como descrever. Pretendo voltar", comentou o agente de viagem.

A agência de Elizabeth Sousa Leite tem como maior clientela a terceira idade. "É uma região lindíssima. E levamos vários grupos para lá. A Rota das Emoções é bastante procurada e sempre costumo iniciar o roteiro por São Luís. A história da capital maranhense encanta e a cidade é linda", destacou.

De acordo com Kátia Oliveira conhecer o local ajuda muito na hora de comercializar o destino. "Você passa a ter argumentos e poder de convencimento com o cliente, porque você conheceu o local e indica. Isso passa mais confiança, também, ao provável visitante daquela localidade".

CULTURA

Além dos atrativos naturais, arquitetônicos e históricos do Maranhão, os presentes conheceram, também, as manifestações culturais. Eles dançaram e cantaram ao som do tambor de crioula, bumba meu boi, dança do coco e reggae.

Aqueles que ainda não visitaram já planejam conhecer a capital ludovicense. "Quando vi essa dança gostosa de dançar, essa alegria, o colorido, unido às belezas naturais, deu vontade de ir correndo para São Luís. Que coisa mais linda. E o doce de espécie, então, o que é isso? Que delícia! Tenham certeza que conhecerei mais de perto a região e indicarei para meus clientes, porque eu sei que vale a pena", ressaltou Gustavo Moreira.

Ações promocionais, ainda, acontecem nos meses de maio e junho nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, com visitas nas agências de viagens, treinamento sobre o roteiro integrado e distribuição de material promocional.

Maranhão integra programação internacional de divulgação científica

O Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência comemora o sucesso de mais uma edição da Semana Nacional de Museus e agenda movimentada na programação nacional e internacional de divulgação científica.

Vinculado ao departamento de física da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), o laboratório tem como objetivo difundir a cultura científica de forma a despertar o interesse pela ciência e ampliar o conhecimento de sua importância em nosso cotidiano. Com uma unidade móvel que permite ainda maior penetração na sociedade, a equipe do físico prof. Dr. Antonio Oliveira tem percorrido o Brasil de norte a sul envolvendo comunidades diversas no encantamento pela ciência.

“O ideal seria que tivéssemos mais iniciativas como essa por todo o Brasil”, opinou dona Sônia de 54 anos, que observou os astros pelo telescópio pela primeira vez, na noite do último sábado (21), no museu exploratório de ciências da Unicamp, em Campinas-SP, por meio do Ciência Móvel do Ilha da Ciência. “Nunca imaginei que um dia me sentiria tão próxima da lua, é emocionante!”, exclamou após entrar pela terceira vez na fila.

Já em São Luís, estudantes do ensino fundamental e médio visitaram o laboratório na Ufma durante todos os dias de programação da Semana Nacional dos Museus. Na oportunidade, as crianças e adolescentes puderam ver de perto a aplicação de teorias da física mecânica, de eletricidade, eletromagnetismo, entre outros.

“Não existe um público que possamos destacar como o mais participativo. Em cada exposição, recebemos visitas de crianças, adultos e idosos e no fim todos saem deslumbrados com a grandiosidade dessa relação entre o homem e a natureza”, afirmou o responsável pelo projeto, prof. Dr. Antonio Oliveira.

Pint of Science – para a temporada em Campinas, o Ciência Móvel está com agenda cheia. Já na próxima quarta-feira (25), o Maranhão marcará presença na 3ª edição do Pint of Science, um evento internacional de divulgação científica que nasceu na Inglaterra em 2013 e acontece simultaneamente em 12 países e mais de 100 cidades durante 3 noites de programação.

De acordo com os organizadores, o festival tem como objetivo proporcionar debates interessantes, divertidos e relevantes sobre as pesquisas científicas mais recentes em um formato acessível para o público. Tudo isso em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Tartarugas marinhas e os ciclos que se renovam: cartilha de crianças para crianças


Os alunos da Escolinha do TAMAR, que completou dez anos em 2015, elaboraram uma nova cartilha sobre as tartarugas marinhas. Toda ilustrada com a ajuda das crianças, mostra as diferentes fases do longo ciclo de vida desses animais ainda ameaçados de extinção. Traz informações e curiosidades sobre as cinco espécies que ocorrem no Brasil, suas principais áreas de alimentação e reprodução, comportamentos e algumas descobertas científicas do TAMAR desde que começou o seu trabalho em 1980. A cartilha foi lançada no final de 2015 com uma linda apresentação da "Tata Meu Boi"  para os familiares e as comunidades em Arembepe e na Praia do Forte, na Bahia.

A cada ano um tema sobre tartarugas marinhas e seu ambiente é escolhido. Como produto de final de curso, a cartilha é criada com a compilação das atividades desenvolvidas. A Escolinha do TAMAR acompanha a história da comunidade, incentivando atitudes positivas no dia a dia na convivência com a natureza. Na apresentação da “Tata Meu Boi” personagens como o boiadeiro e o boi foram substituídos pelo pescador e pela tartaruga marinha, e a história, adaptada à realidade local, é familiar aos alunos. “Acreditamos que esse processo educativo seja determinante para a identificação dos alunos com o meio ambiente, contribuindo com a formação de cidadãos conscientes e capazes de atuar em seus contextos sociais”, explica a bióloga do TAMAR, Manuela Borja. 



História

O Projeto TAMAR atua em Arembepe, Camaçari/BA desde 1983 desenvolvendo atividades de proteção e manejo das tartarugas marinhas. Com o passar dos anos e o envolvimento do Tamar com a comunidade, ficou evidente a necessidade de que algo deveria ser feito para minimizar a exposição das crianças e adolescentes aos riscos sociais presentes nesta região, periferia de Salvador.

A Escolinha do TAMAR atende anualmente 60 crianças com faixa etária entre 6 e 14 anos, divididas em duas turmas (matutino e vespertino). As aulas são ministradas gratuitamente 3 vezes na semana por um período de 3 horas, em horário oposto ao da escola regular, condição para participar. Foi idealizada inicialmente como um programa de educação ambiental e inclusão social pela Fundação Pró-Tamar com apoio da Avina e contou com apoio da Unesco–Criança Esperança para sua implantação.


Clique AQUI e baixe a cartilha de 2015.

Fonte: www.tamar.org.br

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

UEMA discute História da Educação durante Sarau


 
O Sarau é uma realização do curso de Pedagogia, modalidade a distância, Polo São Luís

Promover o encontro entre alunos para socializarem experiências adquiridas no curso, avaliar as perspectivas da educação no Brasil e ampliar e aprofundar conhecimentos na disciplina História da Educação. Esse foi o objetivo do I Sarau de História da Educação do curso de Pedagogia, modalidade a distância, Polo São Luís, realizado no dia 29 de janeiro.

“A ideia foi levar a compreensão da evolução da história através dos tempos vivenciados pelos alunos, além da construção das possibilidades de ampliação do conhecimento e da nossa prática como educador”, explicou a coordenadora do Polo São Luís, Profa. Fátima Silva. 

Para a Coordenadora do curso de Pedagogia a distância, Profa. Heloisa Varão, “O Sarau se configurou como uma estratégia de ensino favorável à ampliação de conhecimentos sobre os diversos momentos que marcaram as decisões no campo da educação no mundo e no Brasil com suas peculiaridades”. 

A professora ainda acrescenta: “O ensino e os jeitos de ensinar e de aprender envolvem as múltiplas linguagens para tornar cada vez mais perceptível aos olhos do estudante os conceitos e ajudar a refletir sobre a realidade”.

O Sarau foi composto de uma vasta programação como apresentação de leitura de cordel, jogral, paródias, painel e exposição de desenhos sobre a história da educação no Brasil.

Projeto Turismo Educativo incentiva alunos a valorizarem patrimônio de São Luís

 No ano passado, 06 escolas receberam o projeto e cerca de 2 mil estudantes estiveram envolvidos na ação




A Secretaria de Turismo de São Luís (Setur/SLZ) já inicia o ano dando continuidade ao Projeto Turismo Educativo. A primeira escola a receber a ação foi a Unidade de Ensino Básico Jornalista Neiva Moreira, localizada no bairro Bequimão, na qual os alunos fizeram parte de várias atividades: palestra sobre turismo, patrimônio, sustentabilidade e cidadania, combate à exploração sexual; exibição de vídeos sobre a capital; teatro de fantoches, mostrando em forma de história o que foi explicado na palestra; city tour pelo Centro Histórico.  No city tour o ponto de partida foi a Praça Benedito Leite. O passeio seguiu pela Praça Dom Pedro II, Palácio La Ravardiere, Palácio dos Leões, Rua da Estrela, Rua da Alfândega, Rua Portugal e retornou a Praça Benedito Leite.

“A ideia foi mostrar, na prática, a importância do turismo para o desenvolvimento econômico de uma cidade”, explicou a técnica da Setur, Avanne Brasil.

De acordo com a secretária de turismo de São Luís, Socorro Araújo, o intuito é atingir o máximo de pessoas. "Precisamos levar essa mensagem de educação e amor pelo nosso patrimônio ao maior número possível de estudantes, para que eles sejam nossos disseminadores. Que passem a informação para os familiares, vizinhos e, desta forma, todos criem sentimentos de zelo e cuidado com nosso patrimônio”, destacou ela.

A professora de Arte, Stella Aranha, que acompanhou os alunos, falou sobre a importância do projeto para a escola. “Fico feliz com a iniciativa. A escola costuma receber poucos projetos externos. Os alunos ainda nem estudaram sobre a História do Maranhão e já tiveram durante esses dias um ótimo aprendizado. Além disso, é muito importante que eles possam conhecer e valorizar a história da terra deles”, ressaltou ela.

O 'Turismo Educativo' é realizado desde 1998 sempre com o objetivo de sensibilizar alunos de escolas públicas e particulares sobre a valorização dos atrativos históricos, culturais e naturais da capital maranhense, estimulando o interesse pala preservação e valorização do patrimônio da cidade. No ano passado, 06 escolas receberam o projeto e cerca de 2 mil estudantes estiveram envolvidos na ação.

Nesse ano, a secretaria está atendendo as escolas municipais, conforme indicação da Secretaria de Educação de São Luís – SEMED. Mas, aquelas que desejam fazer parte desse projeto, basta agendar na Coordenação de Operações Turísticas, através do número (98) 8882 5146.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Segunda noite do 'Réveillon de Todos' emociona o público



E o palco da virada do ano será a Avenida Litorânea, com apresentação dos blocos tradicionais, blocos afro, blocos alternativos, escolas de samba, turma do samba, bumba meu boi e tambor de crioula.

Após a primeira noite do ‘Réveillon de Todos’ com o show inesquecível de Phill Veras, no dia 30.12 foi a vez da camaleônica Flavia Bittencourt, que proporcionou aos presentes no Espigão da Ponta D’Areia uma noite inesquecível. Flavia brindou aos presentes com seus maiores sucessos, o que arrematou com o carinho de alguns fãs, que não se fizeram de rogados e caíram no seu parangolé.

Flavia fez uma viagem musical particular com algumas escalas. De João do Valle, Jackson do Pandeiro, César Teixeira a Fagner, entre outros. Na última escala, a cantora fez uma embolada e colocou todos para dançar. A segunda noite do ‘Réveillon de Todos’ deixou a sensação de deslumbramento com a simpatia da artista, que convidou ao palco a sua irmã, Luciana Bittencourt, e os cantores Fernando de Carvalho e Glad Azevedo.

“Uma satisfação fazer parte de mais uma grande iniciativa da gestão atual. É muito bom fazer um show pra quem amamos. E poder compartilhar o palco com grandes amigos, interagindo com o público foi muito bom”, comentou a cantora.

Quem esteve no local se encantou com a voz doce de Flavia Bittencourt. "Um show lindo de se vê e sentir. A música maranhense é de arrepiar. E a cantora é excelente", comentou a fisioterapeuta paulista Dalila Souza.

A ação do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, está aprovada pelos participantes. De acordo com o cantor Fernando de Carvalho "essa é uma iniciativa muito importante porque abre um leque de opções de lazer, além de mostrar os nossos artistas. Quanto maior o número de artistas contemplados melhor para a classe, para o Estado e para o público".

Opinião compartilhada pelo bancário Mariano Broz: “Flavia sempre arrasa no palco. Assistir aos shows dela é sempre um grande presente. E a programação está cheia de atrações boas. Dias de valorização dos nossos artistas. Temos muitos bons cantores no nosso Estado, que merecem ter esse destaque”.

A programação hoje (31.12) acontece em dois locais simultaneamente: Praça Maria Aragão e Avenida Litorânea. No primeiro espaço acontecerá a Virada com Jesus, apresentando Anderson Freire, Trazendo a Arca e Maurício Paes. Eles estarão ao lado dos maranhenses Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir Zaquel Barros e Victor Gomes; na Litorânea destaque para as manifestações culturais, de blocos tradicionais, afro e alternativos a escolas de samba, turma do samba, bumba meu boi, tambor de crioula.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Apresentações culturais encantaram pais, amigos e convidados dos formandos do Colégio Batista



Numa noite mágica onde tudo convergiu e os resultados foram a alegria, satisfação e muita emoção. Tudo isso marcou o encerramento do ciclo de alunos da educação infantil, do Colégio Batista Daniel de LaTouche, unidade João Paulo e Renascença.

Histórias que ficarão guardadas para sempre no coração dos pequenos formandos em ABC da educação infantil do Colégio Batista. Professoras alinhadas e alunos irrequietos, num prenúncio de que a noite seria mágica, sintetizando a grande viagem, que eles começaram a fazer ao adentrar no maravilhoso mundo da leitura. 

Na abertura os alunos foram saudados pelas coordenadoras do ensino infantil e ensino fundamental, Manassylene Batista (João Paulo) e Jacqueline de Jesus (Renascença), que chamou um a um pelo nome. Estes sobre um tapete vermelho adentaram o auditório, acompanhados pelos familiares. 

Em seguida o Diretor Geral da escola, André Israel, falou da emoção de participar da formatura de sua primeira turma, uma vez, que assumiu a direção da escola há pouco mais de três meses. “Esta noite é muito especial para mim, por ser a primeira formatura que participo como diretor. Por isso digo que a nossa escola, que há 59 anos forma gerações se sente orgulhosa por compartilhar esse momento com os pais e formandos”, disse o diretor.

Na ocasião, o Capelão da escola, Pastor Nonato do Monte, trouxe uma edificante palavra aos presentes: “...E aconteceu que, três dias depois, o encontraram no Templo sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os...( Lc 2:46)”. 

Continuou o pastor falando da importância do ensinamento dessas crianças, ainda mais no momento em que o país vive, com a falta de caráter de muitos: “Por isso, precisamos fortalecer o caráter dessas crianças, enchendo-as de sabedoria. Então, aprendemos e ensinamos a estes pequeninos, que a graça de Deus é melhor que a vida”. 

O melhor da festa ainda estava por vir, com discursos dos representantes dos formandos, que deram um show, emocionando todos os presentes, numa barulheira gostosa de palmas e assovios, saudando a todos estes pequenos. Em seguida, um a um foram chamados ao palco para receber seu primeiro diploma. Foi realmente um momento mágico!

Diplomados, agora era só festa. Vieram, então, as apresentações culturais, com declamação de poesia, recital, danças, jogral e uma abençoada algazarra de final de curso, onde todos os formando cantaram e dançaram falando de seus sonhos futuros.

No intervalo, entre a troca de roupas, foi exibido um vídeo com os melhores momentos desde o começo do ano. Comemorações, brincadeiras e muito aprendizado desses doutores em ABC.

O encerramento da festa se deu com um jantar no pátio da escola, onde cada formando teve uma mesa especial, com um boço personalizado, ainda, muitas guloseimas e brinquedos como pula pula, escorrega e outros, distribuídos pelo pátio da escola. 

A noite do dia 10/12/2015 se transformou em um grande parque, onde os alunos puderam aproveitar o restinho da noite de um dia em que receberam seu primeiro diploma, o primeiro de muitos.

Veja mais fotos AQUI.