sexta-feira, 27 de março de 2015

Governo discute acessibilidade de praças esportivas

Na tarde de quarta-feira (25), o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, recebeu representantes do Fórum Maranhense das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia, para discutir questões ligadas à acessibilidade das praças esportivas de São Luís, principalmente do Complexo Esportivo Canhoteiro.

Durante a conversa, os representantes do fórum detalharam os pontos que precisam de mais atenção para garantir a acessibilidade. “Os cegos e surdos precisam de mais atenção. Temos visto avanços em relação aos cadeirantes, mas há outros grupos que ainda sofrem bastante ao tentar assistir a um jogo”, ponderou o representante do fórum, Dylson Bessa Júnior.

Os representantes do fórum também apresentaram a possibilidade de trazer eventos esportivos para o estado, valorizando o paradesporto do Maranhão. Em resposta, o secretário Márcio Jardim afirmou que há total interesse nessa iniciativa. “Captar eventos que promovam o crescimento do Maranhão é uma das diretrizes do governo do Estado. Desde o início deste ano existe a preocupação com acessibilidade e sinalização das praças esportivas”, informou.

Ao final da reunião, ficou definida a realização de visita técnica para examinar a acessibilidade do Complexo Esportivo Canhoteiro, com participação de representantes do fórum e entidades de pessoas com deficiência.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Documentário sobre autismo será exibido pelo Cine_Psy, nesta sexta-feira (27)

Após exibição do filme haverá roda de conversa com psicanalistas e médicos, no Auditório do UniCeuma, com entrada gratuita

O autismo será tema da edição do CINE_PSY, projeto desenvolvido pelo UniCeuma, que este mês firmou uma parceria com a Delegação Geral Maranhão da Escola Brasileira de Psicanálise para a exibição deste documentário, nesta sexta-feira, 27, às 18h, no Auditório Josué Montello, no UniCeuma (Renascença). Será exibido o documentário “A Céu Aberto”, da cineasta Mariana Otero e em seguida haverá um roda de conversa sobre o tema com a presença dos psicanalistas Thaïs Moraes e William Amorim, e da neuro-pediatra Patrícia Sousa. A entrada é franca.

O filme retrata o cotidiano de crianças no Courtil, instituição médico-pedagógica situada na fronteira da Bélgica com a França, que acolhe em regime de internato ou semi-internato crianças autistas que não se enquadraram em escolas convencionais. Em uma tentativa de encontrar novas formas de ver o mundo, pessoas agem com estranhamento em relação ao que é comum e rotineiro. Alysson passa a perceber seu corpo de uma maneira nova. Amina já não pode falar, Evanne gira até perder o equilíbrio.

As cenas mostram as intervenções dos profissionais que ali trabalham e das discussões teóricas que dão sustentação ao trabalho desenvolvido. “É um filme sobre uma visão singular de mundo, através do percurso de algumas crianças que têm uma relação com elas mesmas, com o corpo e com o outro radicalmente diferente”, observa a cineasta Mariana Otero.

Para a psicanalista Tânia Abreu, o documentário surgiu em um momento extremamente importante para a psicanálise que trava uma batalha para que os autistas sejam vistos como sujeitos e não como seres deficitários a serem adestrados. “A psicanálise de orientação lacaniana está numa luta para se afirmar como terapêutica que defende, sobretudo, a despatologização do humor, dando chance à escuta do sujeito, sua singularidade e seus interesses”, afirmou.

Serviço
O quê: CINE-PSY com exibição do documentário A Céu Aberto e roda de conversa com os psicanalistas Thais Moraes e William Amorim, e a neuro-pediatra Patrícia Sousa
Quando: Sexta-feira, 27, às 18h
Onde: Auditório UniCeuma (Renascença)
Entrada franca

UEMA realiza ciclo de palestras em polos UAB


Objetivando a interação entre cursistas, tutores, coordenadores de cursos e demais segmentos da Educação a Distância, os polos UAB/UEMA São João dos Patos e Colinas realizaram ciclo de palestras, nos dias 06 e 07 de março. As palestras versaram sobre os seguintes temas: A educação a distância e seus desafios (Profa.Sannya Rodrigues); Até onde o conhecimento nos leva (Prof.Djalmy Teodorio); UEMANET: quem somos e como enfrentamos os desafios da EaD (Profa.Katia Fonseca).

“A iniciativa teve como objetivo proporcionar interação entre todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem da EaD, no sentido de motivá-los a conhecer a riqueza dessa modalidade e suas tecnologias para a construção do conhecimento”, disse a Coordenadora de Gestão de Polos do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA – UEMANET, Katia Fonseca.

De acordo com a coordenadora do Polo de São João dos Patos, Linda Maria, "o evento atingiu seu objetivo e a participação de 80% dos alunos. Isso nos deixou muito satisfeitos, pois as palestras aqui proferidas foram de suma importância para todos nós, muitas dúvidas dos alunos foram esclarecidas e houve uma aproximação deles com a Universidade. Encontros como esse é muito importante para a aproximação e integração de todos".

Para a coordenadora do Polo de Colinas, Cléia Coutinho, as palestras realizadas foram de importância inegável num cenário de globalização. "Os acadêmicos devem estar conectados às mudanças do mundo e da sociedade, para vivenciarem junto à educação a distância novos conhecimentos, educando-se com as multimídias, propondo soluções novas e eficientes. Afinal, sabemos que a educação de qualidade se faz com envolvimento", destacou ela.

Djalmy Teodório, formado em Filosofia na UEMA, por meio do UEMANET (modalidade a distância), aproveitou a oportunidade para falar sobre a educação a distância. "O encontro com os estudantes da EaD da UEMA de Colinas e São João dos Patos,veio apenas reforçar o que para todos, envolvidos nessa fantástica modalidade de ensino, já era verdade: o ensino a distância tem produzido grandes profissionais e redefinido a história do ensino superior. Com um arsenal de tecnologias direcionadas ao núcleo da educação, muitas pessoas das regiões interioranas têm tido a oportunidade de ingressarem no ensino superior. Prova maior, foi o sucesso do nosso encontro", afirmou ele.

quarta-feira, 25 de março de 2015

SETUR se reúne com representantes da ABBTUR/MA

Na tarde do dia 20.03, a diretoria da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo - ABBTUR/MA, liderados pelo presidente Bruno Mezenga, Nair Michelle, Hugo Ricardo Paiva Veiga e este que vos comunica, reuniu com a secretária de Turismo do Maranhão,  a também turismóloga, Delma Andrade.

Foi uma conversa agradável, onde se discutiu o papel do Turismólogo nesse novo contexto do turismo do Estado, o que gerou um debate bem interessante entre as partes.

Também conhecemos as ações e projetos da SETUR e sugerimos ações em parcerias com a entidade, entre as quais, o aproveitamento maior dos turismólogos e estudo que viabilize concurso destes profissionais para o engrandecimento do Turismo do Maranhão.

Delma foi receptiva e falou que estudará cada pleito com carinho e que a gestão da ABBTUR faça essas solicitações via documentos, o qual será entregue à secretária em outro momento.

terça-feira, 24 de março de 2015

Brasil cai para 140º no ranking mundial do turismo

O fluxo de turistas teve uma queda no país após a Copa

As estimativas do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês) para a indústria brasileira de turismo em 2015 derrubaram o país do 69º para o 140º lugar em perspectiva de crescimento num ranking global com 184 países.

O WTTC avaliou que a contribuição do setor ao Produto Interno Bruto deve chegar a R$ 492,4 bilhões em 2015, alta de 1,9% sobre 2014. A projeção equivale a menos de um quinto da alta registrada no ano passado, de 11%. A desaceleração seria consequência do intervalo entre o crescimento trazido pela Copa do Mundo e as expectativas para as Olimpíadas do Rio em 2016.

O presidente do Conselho, David Scowsill, destaca que o Brasil precisa trabalhar para que as oportunidades trazidas pelos megaeventos sejam aproveitadas. "O setor tem potencial de contribuir com 10,2% do PIB da economia brasileira até 2025. Mas esse crescimento não vai acontecer por si só. Ele precisa de políticas governamentais nas áreas de infraestrutura, conectividade e marketing para garantir que o Brasil ultrapasse seu potencial", disse. 

Avião Airbus A320 cai na França com 148 a bordo

Um avião Airbus 320 caiu a sudeste dos Alpes franceses, segundo agentes de segurança citados pela agência de notícias AFP. Um total de 148 pessoas estava a bordo, sendo seis tripulantes e 142 passageiros.

A aeronave pertence à Germanwings, uma afiliada da empresa alemã Lufthansa, e viajava de Barcelona, na Espanha, em direção a Dusseldorf, na Alemanha.

O Ministério do Interior francês declarou que foram encontrados destroços do avião na região francesa de Barcelonette.

Segundo o presidente da França, François Hollande, são muito baixas as chances de sobreviventes serem encontrados. "As condições do acidente fazem pensar que não há nenhum sobrevivente", afirmou à imprensa.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Maranhão é declarado sede do Cerimonial Brasileiro



Começou domingo (22) e vai até amanhã (24) o Encontro Nacional de Cerimonial e Eventos, que conta com o apoio do Governo Maranhão. Durante a abertura, o governador Flávio Dino foi representado pela secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Cerimonialistas e Mestres de Cerimônia do Brasil, Marcelo Coelho do Amaral Pinheiro, declarou o Estado do Maranhão sede do Cerimonial Brasileiro no período do evento.

Em sua fala durante a abertura, a secretária Delma Andrade ressaltou a satisfação do governo do Maranhão em apoiar a iniciativa, que segundo ela, ajuda a inserir o Estado na rota dos eventos em nível nacional e atrai iniciativas que impulsionam o profissionalismo do setor. “Vemos também como oportunidade de apresentar a capacidade dos destinos maranhenses para realizar eventos de diversos perfis, além de mostrar a diversidade dos atrativos encontrados aqui”, disse Delma.

Pelo seu enorme impacto na economia e capacidade de divulgação da imagem, o turismo de Negócios & Eventos é considerado prioritário para a nova gestão da Secretaria de Turismo do Maranhão. “Entendemos o segmento como uma importante ferramenta para garantir a movimentação turística em todos os períodos do ano, não só na alta temporada. Isso representa hotéis com ocupação satisfatória, espaços e serviços de alimentos e bebidas com alta procura e toda a cadeia produtiva em pleno movimento”, ressaltou.

O evento reúne cerca de 150 profissionais de todo o Brasil, entre eles professores, mestres e especialistas em Eventos, Educação, Linguística, Fonoaudiologia e Jornalismo de eventos. A abertura contou com a presença da jornalista de comportamento Cláudia Matarazzo. A autora de mais de 15 livros sobre etiqueta proferiu palestra sobre “A importância do detalhe”.

Já o professor Marcelo Pinheiro está sendo o responsável por ministrar os Cursos de Capacitação, compostos por palestras, oficinas, dinâmicas e mesas-redondas.

O Encontro é resultado de uma parceria com o Portal do Cerimonial e tem a coordenação da Sacada Eventos e do cerimonialista Arimatéria Júnior. Também conta com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo; da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema); e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação no Maranhão (SEHAMA).

sábado, 21 de março de 2015

UEMA diploma 800 alunos de cursos técnicos a distância



Do curso técnico direto para o mercado de trabalho. Esse é o caminho de 72% dos estudantes que optam por cursos de educação profissional. Esse alto índice de empregabilidade foi percebido em uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação (MEC) com ex-alunos de cursos técnicos.

Dependendo da área cursada, a garantia de empregabilidade pode chegar a 100%. Esses profissionais já saem do curso com emprego garantido pelo mercado e com salário inicial em torno de R$ 5 mil reais.

"Atualmente, a oportunidade de emprego é bem maior para quem tem nível técnico. As empresas não precisam apenas de gestores. Elas buscam profissionais competentes com pré-disposição para o trabalho em equipe, iniciativa, espírito empreendedor, responsável, criativo e outras habilidades essenciais para exercer funções diversificadas. O técnico é aquela pessoa que coloca mesmo a mão na massa e realiza o trabalho que a empresa mais precisa. Algo que chama a atenção é que 85% dos nossos alunos ficam satisfeitos com as carreiras escolhidas", explicou a Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA, Profa.Ilka Serra.

Os avanços dos cursos técnicos e a necessidade dessa mão de obra qualificada levaram a Universidade Estadual do Maranhão a investir nesse tipo de formação, como forma de contribuir para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do Estado. Implantou, no ano de 2012, 13 cursos técnicos, ofertando 6 mil vagas, na modalidade a distância, todos gratuitos e com duração média de dois anos: Alimentos, Contabilidade, Controle Ambiental, Edificações, Guia de Turismo, Informática, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Meteorologia, Redes de Computadores, Planejamento, Gestão em Tecnologia da Informação, Serviços Públicos e Segurança do Trabalho. 

Agora, em 2015, os alunos estão recebendo seus diplomas. A formatura já aconteceu em 10 polos: Codó,Caxias,Timon, Bacabal, Pinheiro, Santa Inês, Pedreiras, Arari, São Bento e Bequimão. Na noite do dia 20.03, foi a vez dos polos de São Luís e São José de Ribamar. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Nos dias 24 e 25 de março será em mais seis polos: Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Coroatá, Colinas e Grajaú.

Somente na capital e São José de Ribamar foram diplomados 800 alunos. “A UEMA tem alcançado e democratizado a educação de uma forma que hoje vemos a alegria no rosto de cada um dos formandos. A UEMA adotou os cursos técnicos e ofertou da melhor forma possível ao colocar profissionais técnicos de 13 cursos no mercado. E digo que 50% deles já estão atuando na sua área, já estão no mercado de trabalho. Isso é uma alegria para nós, porque nós acreditamos e vocês também acreditaram na Instituição. Não foi fácil, houve dificuldades, mas vê vocês sendo formados e diplomados mostra a perseverança que cada aluno teve. A UEMA acredita no potencial de vocês e na forma de democratizar esse conhecimento. Prosseguiremos fazendo cursos a distância, levando a educação ao Maranhão. Nós aprendemos a fazer educação a distância e queremos disponibilizar essa educação para os 217 municípios do Estado, para que todos tenham a oportunidade de obter uma formação”, disse Ilka Serra. 

O Vice-Reitor da UEMA, Prof.Walter Canales, endossa as palavras da coordenadora e parabeniza aos profissionais: “É com grande satisfação que a UEMA diploma esses alunos. Temos absoluta certeza de que a iniciativa da Universidade com oferta dos cursos técnicos trará significativa contribuição para sociedade maranhense, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico do Estado, fazendo a diferença na vida desses profissionais. A UEMA disponibiliza, assim, profissionais tecnicamente capacitados e prontos para atender o dinâmico mercado de trabalho. Parabéns”.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Maranhão, Bira do Pindaré, aproveitou a oportunidade para parabenizar a Universidade pela contribuição para o desenvolvimento do Estado. “Temos grandes desafios no Maranhão. É um Estado que tem os piores índices sociais no Brasil. Sendo assim, o governador Flávio Dino já tomou uma decisão de fazer um forte investimento no ensino técnico e tecnológico. A UEMA cumpre o seu papel e aqui fica o nosso reconhecimento mais uma vez por esse esforço, porque a Universidade oferta ensino superior, mas dá a sua parcela de contribuição ao ofertar cursos técnicos. Ela atende a uma demanda que está em falta no Estado. Porque não temos uma rede de cursos profissionalizantes aqui, somente rede federal. Por essa razão decidimos criar o IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia). Eu sei a importância desse certificado a importância que é ter o direito a uma profissão. E é esse direito que queremos dá, a oportunidade, a qualquer maranhense, em qualquer canto desse Estado, de ter uma formação”, destacou o Secretário.

O orador oficial dos cursos, Thiago José de Oliveira Freitas, enfatizou no seu discurso o esforço dos quase dois anos de estudos. “Quero agradecer a UEMA citando um pensamento do saudoso Rubem Alves: Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. E realmente, a Instituição nos deus asas, acreditando e investindo na modalidade a distância tão flexível e abrangente. O curso técnico foi um desafio e agora se tornou uma conquista, um sonho realizado. E assim como nós tivemos essa oportunidade, que a UEMA possa dar continuidade a este projeto, oportunizando a outros uma profissionalização, contribuindo, dessa forma, para um Maranhão mais digno e sustentável”, realçou ele.

Para a agora técnica em Edificações, Angelica Lima, “a modalidade a distância foi um aprendizado. Tivemos muitas aulas práticas. Eu até costumo dizer que foi um curso mais presencial que a distância, devido a quantidade de encontros que tínhamos para as aulas práticas. Só tenho a agradecer a UEMA por essa oportunidade. A estrutura para os cursos técnicos é fantástica, tivemos bons tutores, professores altamente qualificados, o apoio dos coordenadores de polo e material didático da melhor qualidade. Gostei tanto que estou fazendo agora Mineração”. 

A solenidade, ainda, contou com as seguintes presenças: Secretaria de Turismo do Maranhão, Delma Andrade; Deputado Federal Pedro Fernandes; Diretora da Escola do Governo do Maranhão, Janaina Bastos Lula; os pró-reitores a UEMA Andréa Araújo (Graduação) e Marcelo Cheche (Pesquisa e Pós-Graduação); Assessora de Planos, Programas e Projetos Especiais do UEMANET, Eliza Flora Muniz Araújo, além de professores, coordenadores de Centros, Polos e Cursos e tutores. 

sexta-feira, 20 de março de 2015

Grandes museus do mundo se adaptam para lidar com multidões

Com um número cada vez maior de visitantes lotando suas salas e galerias, os maiores museus do mundo tentam se adaptar às multidões, tomando medidas para aumentar a capacidade de receber visitantes, lançando aplicativos e melhorando os serviços como cafeterias e lojas de souvenirs.

Com o turismo de massa impulsionado por voos baratos e economias emergentes mais ricas, cada vez mais visitantes aparecem para ver a Mona Lisa, quadros de Van Gogh ou estátuas de Michelangelo.

Todo ano, o Louvre, em Paris, recebe quase 10 milhões de visitantes, o Museu Britânico, em Londres, 7 milhões, e o Metropolitan, em Nova York, 5 milhões. “O Louvre foi planejado para 5 milhões de pessoas. Nos últimos 3 anos temos tido mais de 9 milhões”, afirmou o presidente do museu parisiense, Jean-Luc Martinez.

Martinez lançou o “Projeto Pirâmide”, que pretende, até meados de 2016, melhorar a entrada do museu, reformando os guichês de ingressos, as filas e a chapelaria.

Lidar com as multidões é também uma preocupação de Glenn Lowry, diretor do MoMA (Museum of Modern Art), em Nova York. Uma década depois de uma extensão que dobrou a capacidade do museu para 3 milhões de visitantes por ano, a instituição quer crescer novamente agregando um prédio adjacente.

O famoso Palácio de Versailles, nos arredores de Paris, também está se expandindo. Em breve ele vai abrir um espaço de 2,7 mil metros quadrados para ajudar a comportar as cerca de 10 milhões de pessoas que vão todo ano ao castelo.

Aberto todos os dias da semana
Outra opção para lidar com o maior número de visitantes é expandir o horário de funcionamento. Desde 2013, o MoMa e o Metropolitan, em Nova York, abrem todos os dias da semana. O governo francês está pedindo o mesmo ao Louvre, a Versailles e ao Musee d’Orsay.

Para o presidente do Musee d’Orsay, Guy Cogeval, encontrar uma forma de lidar com 3,5 milhões de visitantes anualmente é uma prioridade. “Administrar o tráfego de visitantes é uma das minhas maiores preocupações. Estamos tentando distribuir melhor as pessoas pelas várias áreas do museu”, afirma. (France Presse)

Alunos do SESI ViraVida revitalizam centro beneficente na Alemanha

Com criatividade, pouco dinheiro, mas muita disposição, jovens do ViraVida, programa desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em todo Brasil e também no Maranhão, devolveram à comunidade da Alemanha, o Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória revitalizado. O prédio ganhou nova pintura e a biblioteca um novo acervo, tudo pelas mãos dos alunos do programa com o apoio de instituições parceiras.

O que era para ser apenas um trabalho de conclusão de curso acabou virando uma ação social, visto que o centro, que atende mais de 150 crianças da comunidade e moradores com serviços de reforço escolar no contra turno, atendimento médico, jurídico, entre outros – é mantido por doações para as despesas essenciais, não suficientes para as reformas que o prédio necessitava.

Foi assim que os jovens do ViraVida, que frequentam aulas de educação profissional e básica na escola SESI Anna Adelaide Bello, localizada no bairro, vislumbraram uma oportunidade de ajudar.
Para chegar ao centro beneficente, eles fizeram uma pesquisa na vizinhança, conversaram com os moradores e identificaram os maiores problemas da região, como o uso de drogas entre os jovens, a falta de segurança e o baixo nível de escolaridade.

“Eles identificaram que a maior parte das crianças do bairro não tem o hábito da leitura, algumas estão fora da escola, por isso resolveram atuar no centro beneficente, especialmente, na revitalização da biblioteca”, explicou a coordenadora do ViraVida pelo SESI-MA, Valéria Pereira.

Handerson Luz*, 17, foi um dos que participou da ação no bairro da Alemanha. Jovem do ViraVida, ele está concluindo uma qualificação profissional na área de Recepção e Vendas pelo programa e cursando o 1º ano do Ensino Médio na escola do SESI. Segundo ele, a comunidade participou ativamente do trabalho junto com a turma, especialmente doando livros para a biblioteca.

“Ainda precisa de muita coisa, mas é muito bom poder contribuir para melhorar um pouco mais o bairro, estimular a leitura, pois agora essas crianças poderão vir aqui para o centro, participar de atividades culturais ou ficar estudando mesmo, longe da marginalidade e da droga”, ressaltou.
Para a presidente do Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, Erinalda da Silva Macedo, qualquer contribuição é sempre muito bem-vinda e ajuda com o trabalho na comunidade. “O SESI sempre foi nosso parceiro, até por ter uma escola aqui no bairro há muitos anos, e saber dos problemas vividos pelos moradores diariamente. Só temos a agradecer por essa iniciativa”.

Os alunos tiveram, ainda, ajuda dos alunos dos cursos de pintura e pedreiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) Itaqui-Bacanga, que, voluntariamente, aplicaram suas habilidades na reforma do centro.

A entrega teve a participação de mais de 200 pessoas e contou com apresentações teatrais para as crianças, encenadas pelos próprios alunos do ViraVida, além da parceria do ISBET - Programas de Estágio e Jovem Aprendiz, no cadastro dos jovens da comunidade para encaminhar a oportunidades de trabalho em São Luís e do Supermercado Mateus.

Sobre o ViraVida
Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI, o projeto ViraVida atende jovens com idade entre 16 e 24 anos, com histórico de violência sexual. Durante um ano, o projeto prepara os beneficiados para o mercado de trabalho, oferecendo cursos técnicos profissionalizantes e educação básica, além de atendimento psicossocial, médico e odontológico. Atualmente, o programa está presente em 23 cidades, de 19 Estados brasileiros, e já atendeu mais de 3,7 mil jovens.

No Maranhão, é desenvolvido desde 2011 pelo SESI, com apoio dos parceiros da rede de proteção à criança e ao adolescente e do Sistema S e empresas da capital, em São Luís e este ano, estreia também em Rosário. Ao todo, 200 jovens já foram atendidos no estado.

quinta-feira, 19 de março de 2015

CLUBE MELISSA CELEBRA NOVA PARCERIA COM ALEXANDRE HERCHCOVITCH

Reforçando seu alto padrão de qualidade e credibilidade, o Clube Melissa celebra mais uma parceria com o renomado estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch. Durante um período de dez anos o profissional produziu várias criações de sucesso para a marca e, para a Coleção Inverno 2015, assina três novos e estilosos modelos. São eles: Melissa Flower Boot, Melissa Backless e Melissa Flower Boot Queen.

A Melissa Flower Boot foi lançada durante a última SPFW e causou um verdadeiro frisson entre as fashionistas, por mesclar dois hits da estação: a leveza da textura floral e o solado tratorado. A bota traz uma mistura de arquétipos bastante conhecidos, como o coturno e a sandália, fazendo um contraponto entre inverno e verão, resultando num produto bastante versátil.

A Melissa Backless representa o clássico open oxford, que ganhou um novo shape para o inverno 2015. Mantendo características marcantes, como o bico fino, o fechamento em amarração e o cabedal pespontado, o modelo tem tudo para ser um ícone fashion da estação!

Já a Melissa Flower Boot Queen é sinônimo de conforto, romantismo e delicadeza. A sapatilha, que recebe aplicações de rosas em seu cabedal,  vem em cinco versões, sendo três monocromáticas – verde, preta e bege - e duas nas cores rosa claro e preta.

Todos os produtos já estão disponíveis nos Clubes Melissa. Vale a pena conferir!

Rubens Jr vai integrar comissão que discute atualização da Lei de Licitações

O vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Rubens Pereira Jr (MA), tomou posse nesta quinta-feira (19/mar) da Comissão Especial que vai analisar propostas para modernizar a Lei 8.666. Conhecida como Lei de Licitações, ela determina as regras para compras e contratações pelo serviço público em todas as instâncias da federação.

“Atualmente, muitas licitações estendem-se por meses, por vezes, retardando o início de obras essenciais, o que só prejudica a população”, destacou Rubens Jr. “Por outro lado, essa agilização não pode ocorrer ao custo de afrouxar as amarras que previnem fraudes”.

A comissão tem um desafio gigantesco à frente, na visão de Rubens Jr. “emos de, ao modernizar a lei, garantir agilidade aos processos ao mesmo tempo em que se aperta o cerco aos fraudadores”, afirma.

Histórico
Criada em 1993, a lei estabelece normas gerais sobre contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Na visão de Rubens Jr, a lei está defasada e precisa com urgência de atualização. “O povo clama há anos por uma celeridade do serviço público ao mesmo tempo em que exige que se fechem as portas da corrupção”, concluiu.

Liminar do STF retira o Maranhão do cadastro de inadimplentes do governo federal

O Maranhão não consta mais no cadastro de inadimplentes do governo federal desde que acatado o pedido de liminar, em Ação Cautelar, ajuizada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)Roberto Barroso, determinou a retirada do Estado dos cadastros de inadimplência do Governo Federal. A situação herdada da gestão anterior inviabilizava o repasse de recursos ao Estado, oriundos do governo federal, especialmente os ligados ao BNDES (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social).

O procurador Ricardo Lima Sellos, responsável pelo ajuizamento da Ação Cautelar junto ao STF, explicou que com a decisão, ainda em caráter liminar, o governo do Estado passa a ter o nome limpo novamente junto ao Cadin (Cadastro de Informativo de Créditos não quitados do setor público federal) e também junto ao Siafi(Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal).

“São poucas as possibilidades de ocorrer uma mudança nesta decisão, quando o mérito da questão for julgado, pois os argumentos apresentados são bem consistentes e isto reduz as chances de que ocorra uma mudança de posicionamento quando for dada uma decisão definitiva sobre o caso”, acrescentou o procurador.

A decisão também determina a mesma medida em relação aoServiço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc). O Cauc não é um registro de inadimplência como o Cadin e o Siafi, ele apenas apresenta a possibilidade de consulta aos registros destes dois outros cadastros.

Estes cadastros funcionam como uma espécie de SPC dos estados e municípios junto ao governo federal. Quem está em situação de inadimplência, ou seja, em débito junto ao governo federal quanto à prestação de contas de recursos recebidosacaba impossibilitado de receber novas verbas.

A Ação Cautelar, medida adotada pela PGE para obtenção da liminar junto ao STF,permite por exemplo, que o Maranhão receba verbas provenientes de convênios. Para tanto, a PGE acionou o Judiciário de modo a garantir, da forma mais rápida possível, uma decisão favorável, neste caso, a retirada do Maranhão dos cadastros de inadimplência do governo federal.

quarta-feira, 18 de março de 2015

IEL – Inova Talentos abre seleção para bolsista CNPq no Maranhão

Podem se candidatar profissionais graduados na área de Engenharia Elétrica

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) está selecionando bolsista para o Inova Talentos, programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro. O período para inscrição é de 23 de março a 23 de abril.

A iniciativa é oriunda de uma parceria entre o IEL Nacional e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para desenvolver projetos de inovação no ambiente das empresas e ofertar aos futuros talentos vivência e melhor atuação no mercado. 

Para o superintendente regional do IEL, Marco Antonio Moura da Silva, o Inova Talentos é uma oportunidade única para os profissionais iniciarem suas carreiras em uma empresa estruturada que valoriza o capital humano, a competitividade e a inovação.

Vaga – No Maranhão, podem se candidatar profissionais graduados na área de Engenharia Elétrica, com até cinco anos de titulação e experiência em Eletrônica. 

Para participar, é preciso acessar o site do Inova Talentos (www.inovatalentos.com.br) e clicar no menu Vagas. Após escolher o estado e a área de atuação, o candidato deverá preencher o formulário online, anexar o Currículo Lattes e, ao final da inscrição, responder ao desafio proposto. 

Os selecionados ainda serão submetidos às etapas de dinâmica de grupo, entrevista e testes psicológicos, realizados na sede do IEL-MA, localizado no 1º andar da Casa da Indústria Albano Franco, próximo ao retorno da Cohama.

O valor da bolsa é de R$ 2.500,00 e o profissional atuará em um projeto de inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), onde terá acesso a cursos de capacitação na modalidade Ensino a Distância (EAD), da Universidade de Harvard (EUA).

Para mais detalhes, basta entrar em contato com o IEL Maranhão pelo telefone (98) 32121808, pelo e-mail daniellepereira@fiema.org.br ou acessar o Portal do Inova Talentos.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Governo do Maranhão assina decreto reduzindo alíquota de ICMS sobre querosene da aviação




Visando tornar o turismo maranhense ainda mais competitivo no cenário nacional, o Governo do Maranhão reduz a alíquota de ICMS do Querosene de Aviação (QAV). A partir da publicação do decreto assinado pelo governador Flávio Dino na tarde desta segunda-feira (16), as empresas aéreas que operarem no espaço aéreo maranhense terão benefícios progressivos para atuar no Estado.

Segundo o governador, a redução alcançada é o resultado da atuação conjunta da Secretaria de Estado da Fazenda, do Turismo Estadual e do município de São Luís para incrementar o turismo regional, nacional e internacional no Maranhão. “A ação tem impacto direto na geração de emprego e renda para os maranhenses, pois ampliará a diversificação dos diversos segmentos do turismo”, disse Flávio Dino.

Após estudos técnicos, rodadas de diálogo e sensibilização das empresas de transporte aéreo, o Governo do Estado do Maranhão passará a atuar com carga tributária de 17% para empresas que operarem em um aeroporto maranhense, de 12% para operações em dois aeroportos e 7% para três ou mais aeroportos ou promoção de voos internacionais a partir do Maranhão. A alíquota praticada anteriormente de 25% para todas as empresas.

“Este é mais um momento histórico que o Maranhão vive com pouco mais de 70 dias do governo Flávio Dino, e marca o retorno do Estado ao cenário competitivo como destino turístico”, disse a secretária de Turismo, Delma Andrade. Segundo ela, diminuir os impostos, neste momento, representa um grande esforço para os cofres do Estado. “Mesmo assim, temos a certeza que esta iniciativa permitirá que o Maranhão seja colocado no lugar que ele merece, tanto no cenário nacional quanto no internacional”, complementou.

Com o incentivo fiscal, o Governo do Estado busca a ampliação e melhoria da malha aérea no Maranhão, aumentando a quantidade de voos, diversificação de destinos e horários. O benefício fiscal também visa a maior arrecadação de tributos ao Estado, posto que ele também incentiva o aumento do consumo de querosene para aviação pelas companhias aéreas.

A assinatura do decreto foi prestigiada por representantes das companhias aéreas Gol, Azul e Sete, que elogiaram a iniciativa do governo em reduzir a alíquota sobre o ICMS. Segundo o executivo de Planejamento de Malha da Gol, Bhrener Matos, a intenção da empresa é aumentar a atuação no Maranhão e fazer novas ligações do estado com todas as regiões do Brasil. O mesmo ressaltou o gerente jurídico da Azul, César Grandolfo, ao elogiar a iniciativa em um prazo tão curto.

O diretor comercial da Sete Linhas Aéreas, Décio Assis falou sobre o empenho da companhia em expandir a atuação no Maranhão. “Iniciamos nossas operações em São Luis e Imperatriz há pouco mais de três meses com resultados positivos. Estamos acompanhando as tratativas do Governo do Estado em garantir a competitividade do setor e por isso, nossa expectativa é proporcionar a ligação aérea para mais cidades maranhenses”, finalizou Décio.

A secretária explicou que a acessibilidade continuará sendo uma das prioridades de sua gestão, pois entende que o turismo só acontece quando existe o acesso. “E neste momento, refaço meu compromisso de parceria com as entidades que representam os diversos segmentos do setor, motivada pelo entendimento de que a união de esforços entre as iniciativas pública e privada é o único caminho para o desenvolvimento da atividade turística”, finalizou.

Participaram do evento o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares; o secretário de Assuntos Políticos e Federativos, Marcio Jerry; o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araujo; os prefeitos de Barreirinhas, Léo Costa; e de Carolina, Ubiratam Jucá; o secretário de Governo de São Luis, Luiz Carlos Lula Fylho; o secretário de Turismo de São Luis, Guilherme Marques; o secretário de Comunicação de São Luis, João Batista Matos, além dos prefeitos de Barreirinhas, Léo Costa; de Carolina, Ubiratam Jucá.

A assinatura também contou com a presença da ABBTUR (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo), ABETA (Representante da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Maranhão), ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Maranhão), ABAV-MA (Associação Brasileira de Agências de Viagens no Maranhão), SEHAMA (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação no Maranhão) e SINDETUR (Sindicato das Empresas de Turismo no Maranhão).

quinta-feira, 12 de março de 2015

Paixão de Cristo será encenada no Teatro Arthur Azevedo


A Comunidade Católica Ebenézer apresentará nos dias 08 e 09 de abril no Teatro Arthur Azevedo o espetáculo Paixão de Cristo. Com o tema “Somos Testemunhas de Jesus”, a tradicional encenação da vida de Jesus Cristo também será contada através de testemunhos de importantes personagens como Lázaro, João Batista e Maria Madalena. Outra novidade apresentada pela comunidade é a utilização do Video Mapping para a projeção de cenários.

Usada pela primeira em uma apresentação teatral em São Luís, a técnica é utilizada para projetar vídeos em objetos ou superfícies irregulares. Através de um software especializado, objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente. Com o Video Mapping, os artistas podem criar dimensões extras, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos.

A apresentação teatral, que também contará com apresentações do ministério de dança da comunidade, resgatará momentos clássicos como A Santa Ceia e a Crucificação no Calvário. A Paixão 2015 promete mergulhar nos relacionamentos emocionais, provocando uma reflexão através dos personagens que apresentarão seus temores, angústias e alegrias.

O diretor da peça, Adney Junior, explicou que a comunidade está se preparando intensamente para a apresentação. “Estamos nos dedicando ao máximo para que seja um lindo espetáculo. Encenar a Paixão de Cristo é viver um momento ainda mais forte de intimidade com Deus por meio da interpretação dos passos de Jesus, desde o seu nascimento até a morte”, declarou.

A peça tem indicação livre e duração de 90 min. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do teatro pelo valor de R$ 15,00.

SERVIÇO
O quê: Paixão de Cristo – Somos Testemunhas de Jesus
Quando: 08 e 09 de abril, às 20h
Onde: Teatro Arthur Azevedo

quarta-feira, 11 de março de 2015

MURAL DE FOTOS

Há bastante tempo, nem me lembro quando, mas ainda em minha cidade natal (Colinas/MA), tinha um mural de fotos com amigos. tentei ter fotos onde, pelo menos uma vez, todos os meus amigos pudessem aparecer. 

Reuni também vários momentos especiais junto com a família e os gatos, claro. Era divertido ver as pessoas chegando e se procurando no mural, e sempre se achavam. Na minha cabeça era uma forma de dizer que eram bem vindas, que faziam parte da minha história. E funcionava para mim também, era um conforto lembrar que alguma coisa deveria ter feito certo para conhecer pessoas assim. Esse mural era de grande ajuda nos momentos de angústia, funcionou como um amuleto.

Depois sai da cidade, veio a faculdade, o trabalho e sempre tinha uma desculpa para não atualizá-lo. 

Engraçado como, sem perceber, fui mudando ele de lugar até ficar praticamente escondido. Busquei explicações racionais. Devia porque havia amigos que se separaram, que adoeceram, familiares, como era grande a minha cozinha, como estava magrinha, como gostava desse restaurante, dessa casa, dessa piscina e por aí vai, desculpas é que não faltavam. 

Mas,  a verdade mesmo é que meu mural de lembranças se transformou em um enorme mural de saudades. Demorava muito para que alguém se encontrasse nele, e quando se encontravam, também já não eram mais os mesmos, como eu não sou mais a mesma.

Tive uma sensação quase primitiva, em que as fotos aprisionavam nossos espíritos e agora precisamos todos voar em outros patamares. Continuam queridos e continuam bem vindos, mas estão fora do contexto.

Pensei que esperto eram os cachorros, fotos e imagens de espelhos nada significam para eles porque não possuem cheiro.

No meu ritual particular, desfiz o mural e guardei as fotos com carinho do passado. Estamos agora todos livres para sermos o que quisermos. Talvez um dia construa um outro, com velhos e recentes amigos, mas com um significado diferente e fotos novas. 

terça-feira, 10 de março de 2015

Governo torna Porto do Itaqui mais competitivo no mercado internacional


Com a nova posição de primeiro porto público do Brasil em profundidade, o Porto do Itaqui torna o estado do Maranhão mais competitivo no mercado internacional. As novas características significam avanço na movimentação de cargas, redução da fila de espera de navios, maior segurança e flexibilidade de manobras, além da operacionalização de navios com maior capacidade de armazenamento, o que reduz o custo do frete por tonelada.

A ampliação da profundidade foi possível a partir das medidas adotadas pelo Governo do Estado do Maranhão para drenagem dos berços 100 a 103, com alargamento do canal de acesso interno, resultando na retirada de 560 mil metros cúbicos de material. A destinação desse material foi autorizada pela Capitania dos Portos, sob a supervisão dos órgãos de meio ambiente.

“Esse novo momento de desenvolvimento do Porto do Itaqui é extremamente importante por torná-lo mais competitivo e poder ampliar seu papel de canal de escoamento da produção, tanto para o Maranhão quanto para outras regiões do país. Essa é uma medida fundamental para o processo de mudança e desenvolvimento do estado defendido pelo governador Flávio Dino”, afirma o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago.

O serviço nos berços 100 a 103 foi iniciado em 20 de janeiro, com recursos próprios da Emap, no valor de R$ 63,5 milhões, e executado pela empresa belga Jan de Nul. A intervenção teve suas atividades concluídas nesta semana, com a batimetria final. Toda a documentação a respeito do serviço e das novas características do porto será protocolada na Capitania dos Portos e, em seguida, encaminhada ao Centro de Hidrografia da Marinha, para homologação.

“Agora temos condições de receber navios maiores e com maior volume de carga, aumentando a potencialidade do porto”, destaca o diretor de Operações da Emap, José Antônio Magalhães.

Os benefícios que serão gerados a partir de agora estão em sintonia com o plano de ação do governador Flávio Dino, com ênfase na dinamização da atuação do Porto do Itaqui de modo que ele promova maior integração da produção maranhense com as políticas sociais inclusivas.

Primeiro do Nordeste
Não é somente em características estruturais que o Porto do Itaqui tem avançado. De acordo com relatório da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado no início do mês, o Porto do Itaqui é hoje o primeiro do Nordeste e o quinto do Brasil em volume de cargas, com 18.028 toneladas movimentadas no último ano.

Só em graneis líquidos foram movimentadas 7.990 toneladas, levando o Itaqui à terceira posição, logo após o Porto de Santos (SP) e o de Suape (PE). Já a movimentação de graneis sólidos chegou às 8.875 toneladas, quesito que coloca o Porto do Itaqui na sexta posição do ranking nacional.


Sesc oferece cursos gratuitos para comunidade

Trabalhe e ganhe seu dinheiro sem sair de casa. O Programa de Educação do Sesc lançou esta semana o edital dos cursos gratuitos nas áreas de trabalhos manuais, culinária e apresentação pessoal que acontecem em São Luís, Itapecuru e Caxias. As inscrições devem ser realizadas nos dias 11 e 12 de março, nas Unidades do Sesc em cada um dos municípios.

Os cursos oferecidos em São Luís são de sabonetes artesanais, lembranças de biscuit e ovos de Páscoa. O curso de sabonetes artesanais acontece de 16 a 20 de março e o de lembranças de biscuit de 23 a 27 de março, ambos no auditório do Sesc Deodoro, das 13h30 às 17h30. As aulas do curso de Ovos de Páscoa acontecem de 23 a 27 de março, no Grupo Espírita Eurípedes Basanulfo, no mesmo horário.

Em Itapecuru, de 16 a 20 de março acontece o Curso Confecção de bonecas de pano, das 13h30 às 17h30, na Sala Polivalente da Unidade e em Caxias, será oferecido o Curso de Bolsas Customizadas, no período de 16 a 20 e 23 a 27 de março, das 14h30 às 17h30, na Sala de Cursos do Sesc Caxias.

Os cursos gratuitos do Sesc são resultado das ações de inclusão social e a complementação de renda, em conformidade com o Acordo assinado com o Ministério da Educação e do Trabalho e Emprego intitulado Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) com objetivo de oportunizar o conhecimento teórico e prático de técnicas e habilidades estimulando a clientela atendida a empreender.

Em 2015 a concessão de vagas para os Cursos de Valorização Social será regida pelo Edital 01/2015 - PCG / SESC / 2015 – CURSOS DE VALORIZAÇÃO SOCIAL prioritariamente para a clientela comerciária e seus dependentes, estendendo-se às pessoas da comunidade admitidos pelo Sesc como usuários.

As inscrições podem ser feitas nos dias 11 e 12 de março, das 8h30 às 11h30, das 13h às 17h30 e das 18h às 20h, nas respectivas salas de técnicos das Unidades Deodoro, Itapecuru e Caxias. A lista dos selecionados para os cursos será divulgada no dia 13 de março, no site e nos murais das Unidades.

segunda-feira, 9 de março de 2015

CLUBE MELISSA CONQUISTA PRÊMIO INTERNACIONAL COM A LINHA ONE BY ONE



O Clube Melissa traz mais uma grande novidade para as melisseiras de plantão! Reforçando seu padrão inovador e de alta qualidade, a marca acaba de conquistar um dos maiores e mais importantes prêmios anuais de design internacional, o If Design Awards 2015. A linha One by One, da Coleção de Verão 2014, Eat My Melissa, foi um dos 43 projetos brasileiros campeões, dentre os 141 inscritos que representaram o país. Os renomados designers brasileiros Marcelo Rosenbaum e Gustavo Greco participaram do júri, composto por 53 profissionais, entre os últimos dias 20 e 22 de janeiro, em Hamburgo, na Alemanha. Entre as categorias avaliadas estavam Comunicação, Produto, Embalagem, Arquitetura e Interiores e Conceitos Profissionais.


Saiba mais sobre a linha One by One
A linha One By One oferece 81 possibilidades de combinações em nove modelos diferenciados, que mesclam cores e detalhes clássicos como preto e bege, além de listras e poá. Destaque para o fato de que um mesmo produto pode ser utilizado em ambos os pés, já que não há distinção entre os modelos direito e esquerdo, assim, são vendidos separadamente. É uma releitura mais anatômica e ultramoderna da clássica Melissa Ultragirl, shape de maior sucesso da marca. O versátil e exclusivo projeto é assinado pelo diretor criativo da Melissa, Edson Matsuo. Os produtos ainda estão disponíveis em todos os Clubes Melissa. Vale a pena conferir!
 
MARANHÃO
Sobre o Clube Melissa - Presente em 25 estados, com 177 lojas espalhadas pelo país. O Clube Melissa é o ponto de encontro oficial com a Melissa. Ele reúne toda a coleção da marca, além de intervenções exclusivas de arte, moda e cultura. No estado do Maranhão, as lojas podem ser encontradas no Imperial Shopping, em Imperatriz, e na capital São Luís, no Tropical Shopping, São Luís Shopping, Shopping da Ilha e Rio Anil Shopping.


Secretaria de Turismo justifica mudança da SETUR-MA

Confira nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) esclarece que nos próximos dias estará funcionando em novo endereço, tendo em vista que a gestão anterior deixou a secretaria instalada em prédio alugado e impróprio para funcionamento. Em razão disto e em caráter de emergência, temporariamente, a sede da secretaria será deslocada para um espaço com condições mínimas para garantir condições dignas para os servidores, parceiros e todos que demandam os serviços do órgão. A Setur assinala que no prédio de atual funcionamento, servidores se deparam diariamente com uma situação de insalubridade, numa estrutura repleta de infiltrações e com sistema hidráulico completamente deteriorado, impossibilitando a distribuição de água em todas as dependências. A Setur informa, ainda, que o planejamento é no sentido de que o órgão tenha uma sede nas instalações da estação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), com um espaço na ‘Casa do Turismo do Estado do Maranhão’, que será instalada para acolher as entidades do setor.

Xirizal sendo demolido

O canal do Oscar Frota, mais conhecido pelo nome de xirizal, está sendo demolido nesse momento. Uma cicatriz que atormentava moradores e empresários e afastava, também, frequentadores do Mercado Central. Essa é mais uma ação da Prefeitura de São Luís, Por intermédio da Subprefeitura do Centro Histórico, que tenta colocar ordem e disciplina na área tombada.
Vejam as fotos:




sexta-feira, 6 de março de 2015

Estado faz mapeamento de prédios no Centro Histórico

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) está fazendo o mapeamento técnico de todos os prédios e imóveis do Centro Histórico de São Luís. O trabalho de vistoria e fiscalização é desencadeado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDEC/MA), como parte do conjunto de ações de melhorias e reestruturação do Governo e da Prefeitura para aquela região, e inclui também os casarões da Praia Grande e Reviver.

A intensificação do trabalho preventivo foi determinada pelo governador Flávio Dino e contribuirá com as ações de proteção ao patrimônio histórico em São Luís. O objetivo é atualizar as informações sobre a infraestrutura dos imóveis, bem como diagnosticar as áreas de risco, principalmente com o início das chuvas na capital maranhense.

De acordo com os últimos dados, existem 101 casarões em situação de risco. As equipes técnicas dos bombeiros estão analisando o grau de vulnerabilidade, as condições das instalações e estruturas físicas das construções. Segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Izac Matos, as equipes estão fazendo o registro de imagens desses locais e todos os proprietários estão sendo identificados.

Após o levantamento, a Defesa Civil Estadual estabelecerá um plano de ação em conjunto com outros órgãos municipais, estaduais e federais para intervir em casos de perigo iminente de desabamento. Também será emitido um laudo técnico com o diagnóstico de todos os imóveis.

“Esse monitoramento é feito anualmente, para atualizar os dados e produzir um diagnóstico real da situação em que se encontram esses casarões. A Defesa Civil Estadual, juntamente com órgãos como o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e a Defesa Civil Municipal, adotará as medidas de prevenção, orientação e notificação dos proprietários”, explicou o tenente-coronel Izac Matos.

Malha aérea da TAM no Maranhão será reformulada

A Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, e o Secretário de Turismo de São Luis, Guilherme Marques, receberam hoje (05), o diretor de Assuntos Regulatórios da TAM Linhas Aéreas, Basílio Dias. A reunião deu continuidade nas tratativas de expansão da malha aérea no Estado. “Estamos atuando em duas frentes para garantir avanços rápidos. A primeira refere-se à articulação dentro do Governo para garantir a desoneração da aviação, a segunda trata da negociação direta com as companhias, garantindo mais rotas em mais aeroportos”, explicou a secretária.

Delma detalhou ao executivo da companhia aérea as estratégias do Governo Flávio Dino para incrementar o turismo no Estado, entre eles investimentos na melhoria da infraestrutura, as iniciativas de capacitação e também a promoção dos destinos maranhenses. “Reconhecemos a importância que o setor tem para garantir o desenvolvimento local e afirmamos que as parcerias com a iniciativa privada são cruciais para alcançar os objetivos”, comentou.

Foi informado para o diretor da TAM que o decreto estadual que diminui a alíquota do ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) sobre o combustível da aviação, está em fase final de reformulação e espera-se garantir maior competitividade do Maranhão.

Diante desses avanços, a secretária Delma destacou a necessidade de revisão da malha aérea da companhia, garantindo mais frequências em horários diversos. Basílio Dias se comprometeu a preparar um estudo que apresentará as possibilidades da TAM para o Estado do Maranhão e afirmou que a redução dos impostos sobre o combustível abrirá novos horizontes para a aviação no estado.

Júnior Verde presta homenagem às mulheres da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) prestou homenagens nesta quinta (05) às mulheres que trabalham na Assembleia Legislativa, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. As homenagens foram prestadas na praça do Rangedor, no pátio da instituição, às deputadas, que estavam representando o público feminino do Legislativo Estadual.

Por ocasião da solenidade, Júnior Verde, que também é poeta, declamou poesias, uma de sua autoria, às deputadas Graça Paz (PSL) e Ana do Gás (PRB), e estendeu a homenagem a todas as mulheres. “Que neste 8 de março possamos comemorar todas as conquistas adquiridas por elas, que representam tudo o que há de mais belo, sensível e ao mesmo tempo forte nessa sociedade”, disse o parlamentar. Participaram das homenagens os deputados estaduais Eduardo Braide, Glalbert Cutrim, Edvaldo Holanda, Wellington do Curso, entre outros.   

terça-feira, 3 de março de 2015

MÉDICOS EGÍPCIOS ANUNCIAM CURA DE HIV

De acordo com o site MMO Noticias, os médicos militares do Egito anunciaram a conclusão de testes de medicamentos e de aparelhagem para o tratamento de HIV, (Vírus de Imunodeficiência Humana), e da hepatite C. A tecnologia foi denominada “Complete Curing Device” (CCD) e permite rastrear e eliminar os vírus e levar a cabo a terapia geral.

O correspondente da Voz da Rússia foi o primeiro jornalista estrangeiro que teve a oportunidade de conversar com os dirigentes deste projecto que ainda há pouco era ultra secreto. Numa palestra, realizada no Departamento de Engenharia das Forças Armadas, estiveram presentes ambos os criadores da tecnologia única – o general-médico Ibrahim Abdel-Atti e o coronel-médico Ahmed Amin. Foi o coronel Ahmed Amin quem falou da nova tecnologia.

“O Departamento de Engenharia das Forças Armadas desenvolveu e testou dois aparelhos. Um deles, que tinha sido desenvolvido sob a minha direcção, descobre os vírus, enquanto o outro, desenvolvido sob a direcção de Ibrahim Abdel-Atti, elimina estes vírus. O programa geral de tratamento inclui também medicamentos especialmente desenvolvidos. Os medicamentos e a aparelhagem já foram submetidos a todos os testes em modelos, em animais e em humanos. Isto diz respeito ao HIV e ao vírus da hepatite C. Todos os ingredientes dos medicamentos também foram submetidos a testes de toxicidade. Fizemos também um teste de estabilidade de convalescença durante os 33 meses depois do tratamento. O desenvolvimento do nosso método levou cerca de vinte anos” disse.

A propósito, segundo já informou Ibrahim Abdel-Atti, cerca de 70% das análises químicas dos medicamentos foram efectuadas nos laboratórios russos da cidade de Dubna. “Antes de dar início à verificação da eficiência do aparelho no tratamento de humanos, obtivemos todos os certificados necessários. Sem estes documentos não poderíamos testar o efeito produzido por este aparelho em pessoas humanas. Todos estes certificados encontram-se no Ministério da Saúde do Egipto. Já na fase de testes destes métodos em animais, obtivemos provas patentes de que depois do ciclo de tratamento os vírus no organismo desaparecem. Os nossos cientistas estudaram vínculos químicos dentro do vírus e os vínculos químicos dos componentes do sangue. Eles descobriram o método que permite romper os vínculos químicos dentro do vírus sem prejudicar os componentes do sangue” acrescentou.

Segundos os médicos, o prazo de tratamento é de seis meses. Inicialmente, o paciente toma medicamentos durante dez dias. A seguir, durante 15 a 25 dias, em conformidade com o estado do paciente, que é submetido ao tratamento com o aparelho uma hora por dia. E depois, novamente toma medicamentos até completar o prazo total de seis meses. “Constatamos que os vírus desapareceram do organismo de todos os pacientes submetidos aos nossos testes.”

Questionado se será acessível o tratamento de acordo com o método novo, a fonte disse “simultaneamente com a cura da doença, provocada pela infecção básica, pára também o desenvolvimento de doenças secundárias, resultantes da enfermidade principal. Por exemplo, pára o desenvolvimento da diabetes ou o processo de deterioração da visão. O nosso método não exerce directamente influência sobre as infecções secundárias e outras patologias secundárias. Ele elimina o vírus que tinha provocado a doença primária – então as doenças secundárias param de desenvolver-se e podem ser curadas”.

Em relação ao tratamento disse não foi estudada a questão do custo de mas, certamente, haverá uma diferença substancial do custo em comparação com o Ocidente. “Um simples operário poderá fazer o tratamento sem enfrentar problemas materiais. E isto vai ocorrer já em breve. Inicialmente pretendemos pôr em funcionamento esta aparelhagem em um ou dois hospitais militares. Mais tarde, os mesmos aparelhos serão instalados nos hospitais civis. Vamos começar a tratar oficialmente os pacientes a partir de 01 de julho”.

Fonte: http://noticias.mmo.co.mz/