segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Incentivo a realização de Seminário do Artesanato do Maranhão

Em Brasília/DF, a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, se reuniu com os deputados federais Daniel Almeida, Maria do Rosário e Luciana Santos, ambos relatores do Projeto de Lei que regulamenta a profissão de artesão no Brasil. Na pauta, a realização do  I Seminário Estadual do Artesanato do Maranhão, que acontece de 9 a 11 de dezembro, no Ceprama, em São Luis.

Para a secretária Delma, que apresentou para os deputados a proposta do seminário, incluir quem participou do processo que deu a chance para mais de 10 milhões de artesãos brasileiros serem considerados trabalhadores profissionais, é um reconhecimento merecido pelo trabalho. “Estabelecer um contato mais próximo com os deputados que batalharam pela regulamentação da profissão é uma forma de incluí-los em nosso seminário. Levamos nossa proposta e recebemos muitas ideias para enriquecer ainda mais a ação do Governo do Maranhão”.

Ela, ainda, complementa: “Durante as reuniões com os relatores, tivemos a oportunidade de partilhar com os parlamentares o objetivo principal de nosso seminário, que é a definição das diretrizes para uma política da produção artesanal associada ao turismo no Maranhão, e convidá-los para participar de uma grande mesa de diálogo com os artesãos maranhenses, diretamente beneficiados com a aprovação da lei e o seminário”.

A deputada federal de Pernambuco, Luciana Santos, afirmou que a lei representa uma grande vitória para os artesãos e artesãs de todo Brasil e parabenizou o estado pela iniciativa de promover o seminário. “Esse é um passo decisivo e muito esperado pelos artesãos e artesãs do nosso país. Um reconhecimento a um trabalho estratégico que movimenta a cadeia produtiva e a economia nacional, além de fortalecer e perpetuar a nossa cultura. O Governo Flávio Dino está de parabéns pela iniciativa do seminário, voltado para a nova política da produção artesanal”, afirma. 

Durante reunião com o parlamentar baiano, Daniel Almeida, o profissional que se dedica a esta atividade precisa da garantia dos seus direitos. “O artesanato é uma das mais importantes manifestações culturais de um povo, sem ele é difícil preservar as tradições e a identidade de cada local. Com a sanção da Lei nº 13.180/2015, o artesão fica protegido pelo nosso ordenamento jurídico”. 

Para Maria do Rosário, deputado federal pelo Rio Grande do Sul, o texto que estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o Poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos, promove um verdadeiro resgate do profissional. “Esse é um momento de reconhecimento esperado há anos pelos profissionais. É muito saber que o turismo do Maranhão tem buscado a valorização dos profissionais que representam as belezas e ícones culturais do Estado com tanto primor”, finalizou a deputada.

A lei
A legislação define que o artesanato deve valorizar a identidade e a cultura nacionais, especifica a destinação de uma linha de crédito especial e determina, ainda, a integração dessa atividade profissional com outros setores e programas de desenvolvimento econômico e social.

A lei também permite o apoio comercial e a identificação de novos mercados internos e fora do País. Para isso, indica a criação de certificados de qualidade, que permitam agregar valor aos produtos e técnicas artesanais.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Pneu de avião da TAM estoura em pouso em São Luís






O pneu de um avião da TAM estourou durante procedimento de pouso do voo JJ3182, com origem em Brasília e destino a São Luís, realizado na tarde de hoje (17.11), no aeroporto da capital maranhense. A bordo estavam 146 passageiros e sete tripulantes. 

A Infraero informou que o piloto pousou o avião e acionou o plano de emergência do aeroporto. O desembarque dos passageiros foi realizado com segurança.

O pouso foi realizado às 12h48 (horário local) e a pista ficou interditada até 13h30. A unidade dos bombeiros, que fica no aeroporto, foi acionada por precaução, mas não houve explosão ou incêndio.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

GOL amplia promoção para Santiago. Passagens por R$ 372 saindo de 18 cidades nacionais, inclusive de São Luís

Lembram da ótima promoção de passagens para o Chile da GOL anunciada há alguns dias? A companhia decidiu ampliar para mais cidades. Agora é possível encontrar passagens por R$ 372 ida e volta saindo de 20 aeroportos nacionais, inclusive de São Luís. Não dá para perder!

Há voos disponíveis de novembro a fevereiro em várias datas. Vale lembrar que o valor não inclui a taxa de embarque! Há passagens por esse preço saindo de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. Vale a pena aproveitar!

Moderna e charmosa, Santiago impressiona seus visitantes antes mesmo da aeronave pousar em terra firme. Da janelinha do avião, o espetáculo da Cordilheira dos Andes e sua imensidão de picos desperta olhares atentos e suspiros. Já dá para se ter uma pista do visual que cerca a cidade, localizada em um vale.

Veja os trechos e datas disponíveis AQUI.

domingo, 8 de novembro de 2015

Três municípios maranhenses receberão o revezamento da tocha olímpica

Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, acompanhada da comitiva do Governo Federal e equipe da Setur.

Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, ladeada pelo prefeito de Barreirinhas, Léo CostaJun Alex Yamamoto, Diretor de Programa do Mtur Secretário-Adjunto de relações com o Mercado da Setur, Marcus Vinícius Campo
Serão 300 capitais brasileiras que irão receber o revezamento da tocha olímpica, marcando o início dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Os jogos acontecerão pela primeira vez no país em agosto de 2016. 

A tocha chegará ao Brasil, vinda da cidade de Olímpia, na Grécia, no dia 3 de maio e parte para o trajeto de 20 mil quilômetros pelas cidades brasileiras. No Maranhão, três municípios maranhenses foram escolhidos para o revezamento: São Luís, Imperatriz e Barreirinhas.

Para a Secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, a passagem da tocha será uma oportunidade para o estado mostrar suas potencialidades. “O revezamento da tocha é uma chance de ouro para o turismo maranhense. Vamos aproveitar este momento de mostrar, para mais de 200 países, nossas praias, patrimônio histórico, dunas, lagoas e toda a nossa riqueza cultural”.  

A chegada da tocha ao Maranhão está prevista para o dia 12 de junho, onde passará um dia em cada uma das três cidades e pernoitará em São Luís e Imperatriz. 

Reunião preparatória do Revezamento da Tocha Olímpica
Em reunião realizada na manhã do dia 06.11, no Palácio dos Leões, para tratar da logística e outros temas relacionados ao “tour” da tocha, o Governador Flávio Dino e o Ministro do Esporte, Jorge Hilton, reafirmaram a importância do revezamento da tocha passar por cidades maranhenses.

Para o Ministro do Turismo, o revezamento é um momento especial para a divulgação dos destinos brasileiros. “As reuniões servem também para estimular as cidades a buscarem soluções criativas para chamar a atenção para seus atrativos, antes e durante o revezamento, aproveitando a visibilidade do país como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A ideia é que cada estado possa promover algum evento de ordem cultural que vai mostrar os valores da cultura, do artesanato e das belezas naturais de cada cidade”, finalizou.

O Governador Flávio Dino, falou sobre a alegria de receber o revezamento no Maranhão. “Nós deslumbramos a vinda da tocha olímpica como um modo reafirmar a nossa crença no esporte como uma política pública fundamental para que nós tenhamos mais comunhão, fraternidade e, sobretudo, para a juventude a divulgação de bons exemplos, assim como também uma oportunidade rara de divulgação turística do nosso estado”.

A comitiva do governo federal na reunião do revezamento é integrada por gestores dos ministérios do Turismo, Esporte, Defesa, além de secretarias da Presidência da República. Participam ainda representantes do Comitê Rio 2016, Autoridade Pública Olímpica (APO), prefeitos, gestores municipais e estaduais.

Ano Olímpico do Turismo


A proposta do Ministério do Turismo visa projetar o Brasil durante o evento esportivo, revelando os destinos do país, a hospitalidade do brasileiro e a qualidade dos nossos atrativos. A isenção de vistos a turistas estrangeiros, já aprovada no Senado, está entre as ações do Ano Olímpico do Turismo.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Praça Nauro Machado foi tomada pela dança

Público acompanhou a beleza das apresentações musicais na Praça Nauro Machado

A Praça Nauro Machado foi o cenário escolhido para algumas apresentações que fazem da programação da IX Semana Maranhense de Dança, que está sendo realizada em São Luís. Nesta edição serão realizadas intervenções em espaços públicos da cidade, levando assim o público maranhense a presenciar diversas atrações de variados gêneros e estilos dança.

No quarto dia de programação da “IX Semana Maranhense de Dança”, o público pode prestigiar a intervenção artística “Corpografias do pixo” que tomou conta da Nauro Machado, a apresentação foi realizada em movimento e que consistiu em coreografar pichações. O espetáculo com 35 minutos de duração foi assinado pelas autoras Ge Viana e Márcia de Aquino, além da direção de Dinho Araújo. Em seguida, a performance “Divino” tomou conta do local, incorporando a cultura popular maranhense em um baú de linguagem artísticas, gerando um tema contemporâneo na qual a motivação central está no discurso o corpo propõe sobre a preservação de uma história. Com 60 minutos de duração a concepção, direção e pesquisa foram realizadas por Leônidas Portella.

O break dance foi o estilo de dança adotado pela intervenção “Grito Corporal – quando o jovem dança fora dos seus muros”, que tinha por objetivo mostrar que não estar apenas quebrando o seu corpo, mas fluindo em seus próprios fragmentos corporais. Com direção de Raimundo Carvalho, a apresentação durou aproximadamente 8 minutos.

E em alusão ao mês da consciência negra, a Afro Escola realizou a coreografia “Quilombo – Refúgio de Negro em ânsia de liberdade” de aproximadamente 10 minutos e com direção de Waldecy Vale, que teve ideia de mostrar que os quilombos são símbolos importantes de resistência contra todas as formas de opressão, que ainda castigam o povo negro do Brasil. E para finalizar a programação, a escola de dança De Corpo & Alma promoveu intervenção “De corpo e Alma” com 40 minutos de duração, com danças de salão. “De corpo e Alma” teve direção geral de Idelfonso Loyola e direção artística de Mano Braga.

Durante as apresentações a Praça Nauro Machado reuniu um bom número de espectadores que estiveram prestigiando todas as intervenções um exemplo é a estudante de administração, Ananda Souza, de 22 anos, falou que ficou impressionada com as performances.

 “O “Divino” é um trabalho que acompanho desde o começo e se tornou diferente principalmente pela reação das pessoas, pois cada uma reagiu de uma forma. O local da apresentação também foi uma surpresa e talvez isso tenha mudado a apresentação de uma forma positiva”, relata a estudante.

A IX Semana Maranhense de Dança continua até domingo (8), com participação de grupos, companhias e bailarinos independentes maranhenses de São Luís e interior do estado, com espetáculos e na realização de oficinas de dança. A Semana Maranhense de Dança já faz parte do calendário cultural do estado.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Gastronomia maranhense é destaque: três restaurantes estão entre os melhores do Nordeste

Frigideira Nordestina, com carne de sol de filé-mignon, queijo coalho, feijão tropeiro e risoto de carne seca.

Caldeirada maranhense, o mexido de caranguejo e o peixe à escabeche. 
Uma publicação da revista Viagem e Turismo destaca a culinária nordestina, com sua imensa quantidade de ingredientes regionais saborosos, que marcam a identidade única e forte de seus pratos. “No Maranhão não é diferente. O Estado possui uma gastronomia diversa, que agrada a diversos públicos. A culinária local se caracteriza como um importante atrativo dos destinos turísticos maranhenses”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

Pra curtir o melhor que a cozinha nordestina pode te oferecer, a matéria cita 28 restaurantes que sabem valorizar os produtos locais. Bom pra todos os paladares! O Maranhão tem três dos melhores restaurantes do Nordeste: Biana Bistrô, Feijão de Corda e Cabana do Sol.

A matéria, também, descreve o Nordeste como “puro sonho” e destaca as praias paradisíacas de seu inesquecível litoral até a hospitalidade de seu povo, que orgulha-se de suas raízes.