sexta-feira, 22 de maio de 2015

Maranhão em destaque na Revista Caras


A revista Caras desta semana traz o Guia Viajar e um dos destaques é o Maranhão. A página dupla estampa uma foto dos Lençóis Maranhenses e outra do Palácio dos Leões, em São Luís. O texto destaca os tesouros do Estado, ressaltando a cultura, a gastronomia, a arquitetura, o artesanato, além das opções de cenários para a prática esportiva. É o Maranhão ganhando a projeção que merece!

terça-feira, 19 de maio de 2015

País de Gales tem destino ideal para amantes de livros

No coração do País de Gales, a pequena cidade de Hay-on-Wye é o paraíso para os amantes de livros usados, antigos, fora de catálogo e, sobretudo, raros.

Por 10 dias, todos os anos, um gigantesco festival de literatura atrai milhares de escritores, editores, professores, atores e apaixonados por livros de todas as partes do mundo. O evento é sempre patrocinado pelo jornal britânico “The Guardian”.

Neste ano, o Hay Festival, como é chamado, acontecerá de 21 a 31 de maio e contará com grandes nomes da literatura mundial. O dia 23, por exemplo, terá a presença do ator, roteirista e comediante Stephen Fry. Já a data seguinte será marcada pela participação de Germaine Greer, Kazuo Ishiguro e Jacqueline Wilson. E o dia 29 terá Michael Morpugo e Peter Snow.

Graças a esse festival, a cidade passou a ser uma meta cultural obrigatória, com várias rotas turísticas pelas livrarias e outros espaços de troca e venda de livros. Um dos lugares mais curiosos é uma fortaleza do século XIII administrada pela fundação Hay Castle Trust e que hospeda milhares de volumes em prateleiras a céu aberto. A Richard Booth’s Bookshop também chama atenção pelos seus três andares abarrotados de livros, com poltronas, um café, cinema e até um centro de ioga.

Entre outras livrarias de destaque também estão a Stella & Rose’s Books – especializada em obras raras e ilustradas por crianças -, a Francis Edward – em funcionamento desde 1885 -, a Murder and Mayhem – que tem uma grande coleção de livros de suspense e investigação (amarelos e noir) -, a C. Arden Bokkseller – específica para material de natureza e botânica – e a The Poetry Bookshop – que reúne volumes de poesias nas mais diversas línguas.

Além disso, por todas as ruas da cidade é possível ver estantes com livros a céu aberto. Antiquários, lojas de produtos artesanais, vagões de trens e pubs também contam com vários exemplares, disponíveis para qualquer pessoa. (ANSA)

Cptur reduz a zero o número de homicídios em áreas turísticas da capital

A Polícia Militar, por meio da Companhia de Policiamento de Turismo (CPTUR) desenvolveu no período de janeiro de 2015 até esta quinta-feira (14), várias operações que resultaram na redução dos índices de criminalidade na área de atuação da Companhia. As operações Saturação, Fecha Quartel, Turista Seguro e Praia Segura, foram realizadas no Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Ponta da Areia e Avenida Litorânea, reduzindo a zero o número de homicídios nas respectivas áreas. O resultado é fruto da política de promoção de paz do governo Flávio Dino.

Segundo o comandante da CPTUR, major Roberto Filho, do início do ano até agora, foram atendidas 141 ocorrências por meio de boletins, das quais 41 resultaram em flagrantes. Sendo 24 por furto/roubo; quatro por tráfico de drogas; quatro apreensões de arma de fogo; e 420 apreensões de arma branca decorrentes de abordagens. Durante esse período foram apreendidos também 60 gramas de maconha,102 papelotes e 33 cigarros da substância; 44 gramas de cocaína e 427 unidades mescladas entres papelotes, petecas, e pedras de crack. O major frisou que nos quatro primeiros meses do ano nenhum homicídio foi registrado na área de atuação da CPTUR.

“A nossa Companhia é especializada em atender bem ao turista e ao cidadão que precisar de nossos serviços, nossos policiais são qualificados inclusive para atender o turista estrangeiro que necessite falar em outro idioma. Os visitantes que vieram conhecer os nossos pontos turísticos foram acompanhados de perto pela CPTUR e ao longo dos respectivos meses não tivemos ocorrências de grande relevância nas áreas que são de nossa responsabilidade. Não houve nenhum registro de homicídios nos locais até o último dia 11. Para obter estes resultados temos atuado de forma forte e eficaz por determinação do Comando Geral da Polícia Militar e do governo Flávio Dino, no intuito de promover a paz”, disse o comandante da CPTUR, major Roberto Filho.

“Estamos avançando em relação à meta de redução de índices de violência e criminalidade porque conseguimos dar um funcionamento de modo integrado ao sistema de segurança. Essa redução denota uma mudança efetiva na política de segurança pública adotada pelo governo Flávio Dino. O policial vem se sentindo valorizado e apoiado, refletindo, de forma direta, nos resultados alcançados”, explica o secretário de Segurança, Jefferson Portela.

O major Roberto Filho, ressaltou, ainda, que nos próximos meses o Governo do Estado estará concluindo as obras – que já encontram-se com 85% de sua execução completada - do novo Quartel da CPTUR Ind, também localizado na Lagoa da Jansen, que contará com o incremento de 20% do efetivo já existente.

Governo vai construir unidade do Iema em Estreito

Para concluir oito dias de intensa agenda de trabalho na Região Sul do estado, o Governo do Maranhão recebeu, na tarde desta segunda-feira (18), a doação de um terreno para construção de unidade regional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema). Em ato simbólico na Câmara de Vereadores de Estreito, a prefeitura daquele município doou terreno de 20.879 metros quadrados para a instalação da unidade do Iema que vai beneficiar parte da Região Tocantina. 

São aproximadamente dois hectares de área onde o Governo do Maranhão construirá uma das 25 unidades do Iema que serão espalhadas pelo estado. Ao propor a criação do Instituto, a intenção do governador Flávio Dino é implantar uma rede estadual de educação profissional e tecnológica, no modelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). 

Ao receber e conhecer o terreno, o vice-governador Carlos Brandãocomemorou a parceria com a Prefeitura de Estreito. “É uma obra de R$ 10 milhões que será um marco na história da cidade de Estreito”, afirmou o vice-governador. 

Também presente ao ato simbólico, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré, explicou que o Iema de Estreito, assim como os demais, tem o objetivo mudar a realidade ao seu redor.  “O município de Estreito cresce por conta de investimentos que chegaram à região, aqui já existe hidrelétrica e várias atividades empresariais, então o que estamos oferecendo é uma rede de educação profissional e tecnologia, para que o maranhense tenha oportunidade de se qualificar ingressar no mercado de trabalho”, afirmou o secretário.

Bira do Pindaré destacou que a escolha dos cursos se dará após consulta pública e estudos técnicos para levantar as demandas locais e alinhar a oferta com as cadeias produtivas. 

O prefeito de Estreito, Cicero Neco Moraes, também comemorou a parceria com o Governo do Maranhão. “Esta unidade do Iema é de grande importância não só para Estreito, mas para a toda a Região. Nossos jovens não partiram mais para Imperatriz ou Araguaína para conseguir estudar”, afirmou. 

Depois de assinado o termo de compromisso entre a Prefeitura de Estreito e o Governo do Maranhão para a construção da unidade do Iema, a obra vai para a fase da licitação. A previsão inicial é que o centro de educação profissional comece a funcionar em 2017.

Embarcar e desembarcar bem o turista faz parte do bom atendimento

É isso mesmo! A visita do turista na cidade começa quando o ainda então futuro visitante opta pelo destino escolhido. Daí a importância de ter à disposição, principalmente, pela internet informações essenciais da cidade que visitará. Entre as mais procuradas; a onde hospedar-se, alimentar-se, o que fazer e como se deslocar. São dados relevantes que entram na lista dos mais procurados, após a escolha do destino e o seu potencial turístico.

E quando maior o grupo, melhor para o trade turístico da cidade. Pelo menos são mais quartos reservados, mais refeições vendidas, mais serviços de locação utilizados. Pela lógica, quanto maior o quantitativo de visitantes, maior a satisfação de todos aqueles envolvidos na cadeia do turismo. Deveria ser assim, mas para os profissionais que trabalham com o receptivo na capital maranhense, receber grupos acima de 12 pessoas e que necessitam os serviços de veículos como as vans, está se tornando um pesadelo no aeroporto Internacional Marechal da Cunha  Machado.

Simplesmente porque a autoridade do trânsito em São Luís, leia-se Secretaria Municipal de Transporte, esqueceu de demarcar o lugar para que esses receptivos estacionam e ali de maneira tranquila e segura realizasse o embarque e desembarque de passageiros. A conclusão é que o serviço é feito na “pressão”, ou seja, com a fiscalização do policial de trânsito apitando insistentemente para agilizar a descida ou subida de passageiros. Colocando, assim, em risco a segurança das pessoas que podem vim a se machucar no embarque e desembarque e ameaçando o trabalho de todo um trade turístico que até aquele momento pode ter oportunizado aquele turística uma experiência única, mas comprometida com um deslize da falta de demarcação do estacionamento dos veículos.

Tão simples como diagnosticar o problema é encontrar a solução para o mesmo! Basta demarcar o local dos veículos, informar aos policiais que atuam no aeroporto que ali pé permitido o embarque e desembarque de passageiros, e deixar que os condutores desses veículos realizem o trabalho com profissionalismo e segurança. Garantindo assim, uma receptividade tranquila, que proporcione o dialogo sem a trilha sonora de um apito insistente e estridente ao fundo, a mesma coisa com a despedida desse visitante do estado.

É importante também estabelecer o quantitativo de vagas para esses veículos, lembrar, por exemplo, que em época como o São João e o Carnaval, a capital maranhense é o portão de entrada para milhares de centenas de turistas, logo, haverá mais veículos realizando o receptivo e sendo necessário mais vagas para os mesmos. É conversando e dialogando que a excelência da prestação do serviço turístico vai sendo aprimorada.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Comédia "A Vida Sexual da Mulher Feia" em São Luis


Otávio Müller, o conhecido Djalma da série Tapas e Beijos, estará em São Luís nos dia 23 e 24 de maio, com a comédia "A Vida Sexual da Mulher Feia".

O ator dá vida à Maricleide, que goza de uma autocrítica impagável e não perde tempo em se indispor à ditadura da beleza.
Baseado no livro homônimo de Claudia Tajes, sucesso absoluto em vendas, o espetáculo não deixa nenhuma mulher ou homem imune à insegurança da personagem.

Ao acompanhar os relatos hilários do diário amoroso da personagem, a identificação é inevitável, o que faz com que a história se torne ainda mais engraçada. Afinal, tem coisa melhor do que rir de nós mesmos?

Vai ser imperdível!

• Datas
23 de maio, às 20h
24 de maio, às 19h

• Local
Teatro Arthur Azevedo

• Ingressos
R$ 70 plateia e frisa | R$ 35 meia entrada
R$ 60 camarote e balcão | R$ 30 meia entrada
R$ 50 galeria | R$ 25 meia entrada

Meia entrada para estudantes, professores e idosos.

• Informações
(98) 98712.4304 | 98197.4214