sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Praça Nauro Machado foi tomada pela dança

Público acompanhou a beleza das apresentações musicais na Praça Nauro Machado

A Praça Nauro Machado foi o cenário escolhido para algumas apresentações que fazem da programação da IX Semana Maranhense de Dança, que está sendo realizada em São Luís. Nesta edição serão realizadas intervenções em espaços públicos da cidade, levando assim o público maranhense a presenciar diversas atrações de variados gêneros e estilos dança.

No quarto dia de programação da “IX Semana Maranhense de Dança”, o público pode prestigiar a intervenção artística “Corpografias do pixo” que tomou conta da Nauro Machado, a apresentação foi realizada em movimento e que consistiu em coreografar pichações. O espetáculo com 35 minutos de duração foi assinado pelas autoras Ge Viana e Márcia de Aquino, além da direção de Dinho Araújo. Em seguida, a performance “Divino” tomou conta do local, incorporando a cultura popular maranhense em um baú de linguagem artísticas, gerando um tema contemporâneo na qual a motivação central está no discurso o corpo propõe sobre a preservação de uma história. Com 60 minutos de duração a concepção, direção e pesquisa foram realizadas por Leônidas Portella.

O break dance foi o estilo de dança adotado pela intervenção “Grito Corporal – quando o jovem dança fora dos seus muros”, que tinha por objetivo mostrar que não estar apenas quebrando o seu corpo, mas fluindo em seus próprios fragmentos corporais. Com direção de Raimundo Carvalho, a apresentação durou aproximadamente 8 minutos.

E em alusão ao mês da consciência negra, a Afro Escola realizou a coreografia “Quilombo – Refúgio de Negro em ânsia de liberdade” de aproximadamente 10 minutos e com direção de Waldecy Vale, que teve ideia de mostrar que os quilombos são símbolos importantes de resistência contra todas as formas de opressão, que ainda castigam o povo negro do Brasil. E para finalizar a programação, a escola de dança De Corpo & Alma promoveu intervenção “De corpo e Alma” com 40 minutos de duração, com danças de salão. “De corpo e Alma” teve direção geral de Idelfonso Loyola e direção artística de Mano Braga.

Durante as apresentações a Praça Nauro Machado reuniu um bom número de espectadores que estiveram prestigiando todas as intervenções um exemplo é a estudante de administração, Ananda Souza, de 22 anos, falou que ficou impressionada com as performances.

 “O “Divino” é um trabalho que acompanho desde o começo e se tornou diferente principalmente pela reação das pessoas, pois cada uma reagiu de uma forma. O local da apresentação também foi uma surpresa e talvez isso tenha mudado a apresentação de uma forma positiva”, relata a estudante.

A IX Semana Maranhense de Dança continua até domingo (8), com participação de grupos, companhias e bailarinos independentes maranhenses de São Luís e interior do estado, com espetáculos e na realização de oficinas de dança. A Semana Maranhense de Dança já faz parte do calendário cultural do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário