domingo, 22 de maio de 2016

Maranhão integra programação internacional de divulgação científica

O Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência comemora o sucesso de mais uma edição da Semana Nacional de Museus e agenda movimentada na programação nacional e internacional de divulgação científica.

Vinculado ao departamento de física da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), o laboratório tem como objetivo difundir a cultura científica de forma a despertar o interesse pela ciência e ampliar o conhecimento de sua importância em nosso cotidiano. Com uma unidade móvel que permite ainda maior penetração na sociedade, a equipe do físico prof. Dr. Antonio Oliveira tem percorrido o Brasil de norte a sul envolvendo comunidades diversas no encantamento pela ciência.

“O ideal seria que tivéssemos mais iniciativas como essa por todo o Brasil”, opinou dona Sônia de 54 anos, que observou os astros pelo telescópio pela primeira vez, na noite do último sábado (21), no museu exploratório de ciências da Unicamp, em Campinas-SP, por meio do Ciência Móvel do Ilha da Ciência. “Nunca imaginei que um dia me sentiria tão próxima da lua, é emocionante!”, exclamou após entrar pela terceira vez na fila.

Já em São Luís, estudantes do ensino fundamental e médio visitaram o laboratório na Ufma durante todos os dias de programação da Semana Nacional dos Museus. Na oportunidade, as crianças e adolescentes puderam ver de perto a aplicação de teorias da física mecânica, de eletricidade, eletromagnetismo, entre outros.

“Não existe um público que possamos destacar como o mais participativo. Em cada exposição, recebemos visitas de crianças, adultos e idosos e no fim todos saem deslumbrados com a grandiosidade dessa relação entre o homem e a natureza”, afirmou o responsável pelo projeto, prof. Dr. Antonio Oliveira.

Pint of Science – para a temporada em Campinas, o Ciência Móvel está com agenda cheia. Já na próxima quarta-feira (25), o Maranhão marcará presença na 3ª edição do Pint of Science, um evento internacional de divulgação científica que nasceu na Inglaterra em 2013 e acontece simultaneamente em 12 países e mais de 100 cidades durante 3 noites de programação.

De acordo com os organizadores, o festival tem como objetivo proporcionar debates interessantes, divertidos e relevantes sobre as pesquisas científicas mais recentes em um formato acessível para o público. Tudo isso em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário